Bem Vindos!

Produção de texto

Convivência Escolar

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Socializando Experiência com Projeto


O Projeto de Leitura Fonte do Saber realizado na Escola Estadual Ernesto Barros, no município de Colinas do Tocantins – TO, elaborado e executado por um grupo de professores do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, nasceu devido a grande dificuldade e desinteresse dos alunos em ler e escrever.

Primeiramente foi realizada uma pesquisa com os alunos para saber a porcentagem de alunos que gostavam e tinham o hábito de ler, logo após realizar a pesquisa foram elaboradas ações significativas que despertassem nos alunos o hábito pela leitura, buscando variadas fontes como: computador, biblioteca, jornais, revistas, livros, gibis, recursos audiovisuais, filmes, músicas e outros.

As etapas do projeto ocorreram da seguinte forma: divulgação e incentivo aos alunos a participarem do projeto; apresentação e esclarecimentos quanto ao preenchimento das fichas de leitura; filmes educativos; produção de livros de historia e poemas com uso do computador, dramatização de música e livros lidos, utilização da revista coquetel em sala de aula, depoimento espontâneo dos alunos leitores, premiação dos alunos destaque na leitura e culminância do projeto.

Na culminância do projeto percebeu-se que os objetivos propostos foram alcançados em grande parte pelos alunos envolvidos no processo, pois durante as apresentações os educando tiveram uma ótima desenvoltura e sua satisfação era aparente. Um instrumento que muito contribuiu para o sucesso das ações realizadas foi a utilização do laboratório de informática quando eles tiveram a oportunidade de pesquisar os temas abordados bem como praticar a digitação no computador, tendo em vista, que a maioria deles não tinham acesso ao mesmo. Isso foi uma motivação relevante na aprendizagem dos alunos, pois foi perceptível um novo olhar na leitura e escrita.

Nivadalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário