Bem Vindos!

Produção de texto

Convivência Escolar

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Socializando Experiência com Projeto


O Projeto de Leitura Fonte do Saber realizado na Escola Estadual Ernesto Barros, no município de Colinas do Tocantins – TO, elaborado e executado por um grupo de professores do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, nasceu devido a grande dificuldade e desinteresse dos alunos em ler e escrever.

Primeiramente foi realizada uma pesquisa com os alunos para saber a porcentagem de alunos que gostavam e tinham o hábito de ler, logo após realizar a pesquisa foram elaboradas ações significativas que despertassem nos alunos o hábito pela leitura, buscando variadas fontes como: computador, biblioteca, jornais, revistas, livros, gibis, recursos audiovisuais, filmes, músicas e outros.

As etapas do projeto ocorreram da seguinte forma: divulgação e incentivo aos alunos a participarem do projeto; apresentação e esclarecimentos quanto ao preenchimento das fichas de leitura; filmes educativos; produção de livros de historia e poemas com uso do computador, dramatização de música e livros lidos, utilização da revista coquetel em sala de aula, depoimento espontâneo dos alunos leitores, premiação dos alunos destaque na leitura e culminância do projeto.

Na culminância do projeto percebeu-se que os objetivos propostos foram alcançados em grande parte pelos alunos envolvidos no processo, pois durante as apresentações os educando tiveram uma ótima desenvoltura e sua satisfação era aparente. Um instrumento que muito contribuiu para o sucesso das ações realizadas foi a utilização do laboratório de informática quando eles tiveram a oportunidade de pesquisar os temas abordados bem como praticar a digitação no computador, tendo em vista, que a maioria deles não tinham acesso ao mesmo. Isso foi uma motivação relevante na aprendizagem dos alunos, pois foi perceptível um novo olhar na leitura e escrita.

Nivadalva

Pensando sobre as possíveis mudanças


Antes do uso do computador e internet nas atividades curriculares, as aulas eram cansativas para o professor como também para os alunos.

Por isso concordo com Pedro Demo quando afirma que a escola precisa mudar para acompanhar “os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. O ritmo do mundo atual, a evolução do dia a dia em todas as áreas vem contribuindo para percebemos que as escolas ainda começam a dar os primeiros passos rumo a era dos computadores e internet, enquanto isso os nossos alunos estão antenados ao mundo moderno.

Hoje a mídia veio como facilitadora da aprendizagem e o professor como um agente transformador. Para conseguir despertar a atenção dos estudantes o professor precisa tomar posse do saber tecnológico para promover estratégias diversificadas que vem atender aos anseios dos alunos, saindo da rotina das aulas, inovando suas metodologias buscando crescer em conhecimento e habilidade.

Percebe – se que a utilização da tecnologia também tem servido como uma ferramenta estratégica para chamar a atenção do aluno tornando as aulas mais atrativas, chamativas e interessantes facilitando assim o aprendizado.

Nivadalva

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Refletindo sobre minha aprendizagem




Ao planejar minha aula aprendi um pouco mais sobre a aplicação do material digital na sala de aula, pois o mesmo favorece o ensino e a aprendizagem mais flexível, criativa, dinâmica e interativa que estimulam a participação ativa e coletiva de alunos na aquisição do conhecimento.
Com o desenvolvimento dessa atividade percebi que buscar essa tecnologia exige, da parte dos docentes, a disposição em aperfeiçoar seus métodos de ensino. Por parte dos alunos permite o despertar de habilidades que as levem a exercitar e desenvolver a criatividade, e conseguintemente promover uma aprendizagem significativa.
Nesse sentido, os objetos educacionais digitais promovem mais ousadia na busca de novos conhecimentos que capacitam os decentes e docentes a avançar na construção de sua própria aprendizagem.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Wikipédia


A Wikipédia é uma enciclopédia multilingual on-line livre e colaborativa, ou seja, escrita por várias pessoas, todas elas voluntárias. Foi criada em Janeiro de 2001, baseada em wiki (do havaiano wiki-wiki, significando rápido, veloz, célere). È uma enciclopédia sem fins lucrativos, gerida e operada pela Wikimedia. A Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade, e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos.
Ao realizar a pesquisa descobri que Wikipédia é uma ferramenta que conta com a contribuição de qualquer pessoa e assim torna esse espaço bem democrático e que ouso desta ferramenta pode tornar as aulas mais atraentes e inovadoras e de maior interesse para os alunos. Pois a sua dimensão ultrapassa largamente qualquer outra enciclopédia existente, com vários tipos de dicionários e suas funções dispõem de mecanismos de encaminhamento que pode desenvolver inúmeras atividades com nossos alunos. E é uma ferramenta que pode ser usada em todas as disciplinas.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hipertexto

Entendo que hipertexto é definido como uma rede de nós, entre os quais existem ligações, ou vínculos, que associam um nó ao outro. Esses nós podem conter texto gráficos, áudio, vídeo e outros. É um texto sem ponto fixo de entrada e saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limites, que tem como componentes básicos as ligações, os nós e as âncoras.
O hipertexto permite que os leitores façam escolhas, e que são melhores para ler numa tela interativa, oferecendo diferentes caminhos, auxiliando de forma que possibilita ao leitor um conhecimento mais concreto.
Quando realizava a pesquisa sobre hipertexto, deparei com vários autores e cada qual tem suas idéias, apesar de terem algumas diferenças, mas a essência, o conceito de hipertexto é o mesmo. Mas tive a oportunidade de ver na prática a sua utilidade e descobri que é extensa e fascinante a teia de links que aos poucos vamos descobrindo. Comparo com o nosso conhecimento ao longo da vida, vamos armazenando experiências aqui e ali, fazendo analogia ou mesmo juntando pedaços, como no hipertexto, e o resultado sempre é muito bom, pois aprendemos muito quando voamos sem limite.
Percebi também que muda a postura e o dia-a-dia do profissional da informação na era digital, pois desvenda os processos e os modos de disseminação do conhecimento a partir do computador pessoal, do notbook, do celular, entre muitas outras possibilidades. Por isso, é imperdível para os professores e alunos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sites Educativos


http://www.imagem.eti.br/alfabetizacao/quebra_cabeca_alfabetizacao_letra_m.html
http://www.guri.com/guri.htm - os jogos são divertidos e bons para o manuseio do mouse para os pequenos
http://www1.uol.com.br/ecokids/oficina.htm - A Eco-oficina tem atividades bem interessantes! -http://www.canalkids.com.br/portal/cinekids/index.htm - Acho o portal um pouco exagerado no número de atividades, os pequenos ficam perdidos em meio a tantas opções, mas o Cine Kids é muito interessante!
http://www.brincandonarede.com.br/ - Portal infantil do banco Real - muito criativo.
http://www.divertudo.com.br/ - Ótimas atividades, propostas bem originais! - http://www.meninomaluquinho.com.br/ - Sem comentários, muito bom!
http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=59 -
http://www.minimagem.com/ - Também muito original, criatividade!
http://www.pequenoartista.com.br/pa/default.aspx - Ótimo para estimular a criatividade!
http://www.pumpkins.com.br/ - Bem educativo e com excelentes imagens e mensagens!
http://redeglobo.globo.com/Sitio/0,,4367,00.html - Jogos do Sítio do Picapau Amarelo. http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/jogos.htm - Brincar é bom! Mesmo!
http://recreionline.abril.com.br/jogos/ - Assim como a revista, aprender é uma brincadeira.
http://smartkids.terra.com.br/index.html - Bem variado e também criativo.
http://radarkids.uol.com.br/ - Uma verdadeira coletânea multimídia para crianças...
http://senninha.globo.com/ - Muito rico em atividades.
http://www.tiogui.com.br/ - Excelente site com atividades do Tio Gui!http://www.junior.te.pt/servlets/Home - Ótimo site educativo de Portugal.
http://objetoseducacionais.googlepages.com/ - Excelentes atividades de alfabetização.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vídeo - Educação e tecnologia

Tecnologia e Educação

Ao assistir a entrevista do Prof. Ladislau refleti que estamos vivendo uma época em que as tecnologias estão vivendo em alta e merece estar presente no cotidiano escolar, porque faz parte da vida dos alunos. Por isso precisamos estar sempre em busca.
Com isso, percebe-se que nós professores precisamos repensar a nossa prática pedagógica e procurar mudá-la. Mas é preciso estar abertos a este novo conhecimento buscando aprender e ensinar, tornando a sala de aula um espaço atrativo.
Nivadalva

Quem sou eu como professor e aprendiz?


Diante da necessidade de continuar a aprender mesmo depois de formado é necessário estar aberto para receber as inovações, pois em qualquer serviços que atuamos é preciso estar se aprimorando constantemente como forma de se manter atualizado para que possa vencer os novos desafios. È importante entender a aprendizagem como uma atividade continua e que a formação faz com que o indivíduo possa ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento.

No meu dia a dia encontro situações que demanda o uso de novas tecnologias que provocam transformações na minha maneira de pensar e de me relacionar com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor. Lembro como se fosse hoje quando chegaram os computadores na escola fiquei preocupada, pois pensava que o mesmo tomaria o lugar do professor, mas como estava sempre a aberta a aprender não resistir e comecei então a trabalhar com projetos utilizando o laboratório de informática e com isso percebi que o mesmo iria dar condições de inovar minhas aulas e que os recursos tecnológicos com certeza seriam grandes aliados para renovação e diversificação da prática pedagógica.

Nesse momento estou tendo oportunidade de vivenciar uma ótima experiência que é trabalhar com o Programa Circuito Campeão. Diante da função que ocupo hoje, procuro estar sempre refletindo na prática sobre os resultados alcançados e estou aberta ás mudanças e procuro usufruir de todas as oportunidades que me foram dadas de atualização, percebo que a realidade do mundo atual requer de cada um de nós a troca de experiência onde nós aprendemos e ensinamos de forma prazerosa e não percebemos se estamos ensinando ou aprendendo, pois sei que a busca do conhecimento tem que ser constante, a qual estou utilizando como fonte de auxilio no trabalho. A informática e internet que são recursos valiosos para possamos ter em mãos os dados das escolas para análise, reflexão e intervenção nas realidades vivenciadas por cada turma em que acompanho.

Blog Ensinando e Aprendendo

A finalidade deste blog é estar partilhando com os outros os conhecimentos adquirido no curso Ensinando e aprendendo com as TICs.